A Conversão da Obrigação de Fazer em Perdas e Danos: O que Você Precisa Saber

Entenda a recente decisão do STJ sobre a conversão da obrigação de fazer em perdas e danos e como isso pode impactar seu processo judicial.

O que é a conversão da obrigação de fazer?

Quando o juiz determina uma obrigação de fazer (como uma ação que precisa ser realizada, por exemplo, o fornecimento de um serviço ou exame médico) e essa ordem não é cumprida, é possível que essa obrigação seja convertida em perdas e danos, ou seja, em um pedido de compensação financeira pela parte prejudicada.

O STJ reafirma que, em qualquer fase do processo, caso a execução do pedido inicial se torne impossível, a parte prejudicada pode solicitar o ressarcimento em dinheiro.

Quando essa conversão acontece?

A conversão pode ocorrer quando a parte responsável pela obrigação não cumpre o que foi determinado pelo juiz. Se o juiz verificar que o pedido original não pode ser mais atendido, ele pode alterar a natureza da demanda e permitir que o autor solicite o ressarcimento financeiro pelos danos causados.

Exemplo de aplicação

No caso específico que foi analisado, a Justiça determinou que o poder público providenciasse um exame médico para o autor da ação. No entanto, a ordem não foi cumprida, e ele precisou pagar pelo exame. O STJ então decidiu que o pedido inicial, que visava a realização do exame, poderia ser convertido para um pedido de ressarcimento pelo valor pago.

Como isso impacta seu caso?

Se você se encontra em uma situação semelhante, onde uma ordem judicial não foi cumprida, saiba que pode ser possível alterar a ação para garantir a compensação financeira. Isso pode ser especialmente relevante quando a obrigação inicial se torna irrealizável, mas ainda assim há prejuízo para a parte afetada.

Não deixe que o não cumprimento de uma ordem judicial prejudique seus direitos! Em casos como esse, o pedido de ressarcimento pode ser uma forma eficaz de garantir que você seja compensado pela falha no cumprimento da obrigação.

Se você precisa de ajuda para entender como aplicar essa decisão ao seu processo, entre em contato com o escritório Jussati Advocacia. Estamos à disposição para orientá-lo em todas as etapas do seu caso e garantir que seus direitos sejam respeitados.

Jussati Advocacia – Protegendo Seus Direitos com Eficiência.

FALE COM UM ADVOGADO